Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens...[1 Coríntios 1:23]

Cristianismo x Religião - Como chegamos até aqui...


COMO TUDO ACONTECEU PARA CHEGARMOS ONDE ESTAMOS HOJE...


1521 – o para Leão X excomunga Lutero do catolicismo romano

“Em 1520 o papa Leão X lançou uma bula condenando os ensinamentos de Lutero (justificação pela fé, fim da venda de indulgências, etc.), que a queimou publicamente. No ano seguinte outra bula papal excomungou Lutero, que depois foi também julgado e posto fora da lei por Carlos V.”

No decorrer dos séculos, as duas igrejas trocaram violentas acusações. Católicos tachavam os luteranos (que são o embrião do evangélicos de hoje em dia) de omissos, diziam que se mostravam omissos diante do sofrimento alheio por não acreditarem nas boas ações.

Luteranos, em resposta, insistiam que os católicos duvidavam da graça de Deus, porque impunham condições humanas para a salvação. Foi há menos de quatro décadas que as distâncias começaram a diminuir.

Em 1967 criou-se a Comissão Mista Internacional Católica-Luterana, que desde então, se reúne periodicamente para analisar pendências teológicas. Há 2 anos o grupo finalizou declaração que deverá ser assinada. Trata-se do primeiro documento, entre os muitos produzidos pela comissão, que receberá o aval tanto do Vaticano como o de representantes Luteranos”.

Atenção para como a notícia termina: “Com o acordo, ambas as partes passam a professar que a salvação decorre da graça de Deus e não das boas obras”. Este é o acordo: católicos e protestantes agora vão professar isto. Mas como assim? Os protestantes nunca professaram outra coisa. Mas devemos ficar atentos ao que realmente isso é, pois que é um conceito criado por homens pois NINGUÉM conhece a vontade e o verdadeiro Coração de Deus.

E na própria palavra de Deus temos 2 conceitos distintos, sendo um de Paulo e outro de Thiago (Irmão de Jesus)

Paulo

Romanos 11 : 6 - Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra


Thiago

Thiago 3:5 - Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras


O que aconteceu é que a Igreja Católica Apostólica Romana admitiu oficialmente que errou, que a salvação não é obtida pelas boas obras.

Atenção

Primeiro : segundo o acordo, “ambas as partes passam a professar que a salvação decorrer da graça de Deus e não das boas obras.

Segundo: só se chega à salvação pela fé.

Terceiro: embora não levem a salvação, as boas obras são conseqüências naturais da fé; em outras palavras, o cristão faz boas obras, não para se salvar, mas como um testemunho de fé (Segunto a carta de Thiago).

Isso foi tudo o que a igreja protestante pregou até hoje e agora a igreja católica vai assumir e passar a pregar. Porém, esta notícia que parece ótima, na verdade encerra alguns problemas.

Por exemplo=>Se a salvação decorre da graça de Deus e não das obras. Este ponto é gravíssimo, pois como algumas igrejas resolverão: o problema do purgatório, a questão da missa do sétimo dia, a questão da missa da intenção das almas.

Terão que remodelar as justificativas, porque se a salvação decorre da fé e não das obras, e sendo assim será incongruente rezar missa em intenção da alma de ninguém, já que a missa não terá nenhuma influencia na salvação ou conforto do que partiu, mas sim eu seu coração e a graça do Senhor em sua vida.

Analisemos uma coisa importante => Quando Jesus mandou os apóstolos irem por todo o mundo e pregarem o evangelho a toda criatura, prometeu que estaria conosco até a consumação dos séculos, amém?

A partir dali o evangelho começo a ser pregado. Naquele início não havia Igreja Católica Apostólica Romana, nem Igreja Batista, nem Metodista, nem Luterana, nem Calvinista, nem IURD, nem Nova Vida, nem Bola de Neve, etc...

Existiam pequenas comunidades e esse foi o segredo do crescimento do evangelho, porque Jesus declarou em Mateus 18:20,

“Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei Eu presente no meio deles”

Então, a igreja cristã primitiva não era evangélica, protestante, pentecostal e nem católica; era simplesmente a igreja cristã.

Assim foi durante cerca de 300 anos. Não havia nos primeiros 350 anos da era cristã essa denominação de Igreja, no caso da Católica Apostólica Romana que foi a 1ª. A ter um nome; havia tão somente uma igreja cristã.

Bastavam duas ou três pessoas para se ter uma comunidade cristã.

Todos aqueles que sucederam os apóstolos, que continuaram a obra de pregação do evangelho, nunca foram denominados. Muitos que viveram naquela época tiveram sues nomes são conhecidos e podemos citar, por exemplo, no primeiro século houve um pregador chamado Cleto, que viveu no ano 69 DC; houve um outro pregador chamado Clemente, que viveu no ano 95 DC; houve outro chamado Justino, que viveu no ano 100 DC; viveu também outro chamado Higino, que pregava no ano 139 DC e também outro chamado Policarpo, que viveu no ano 155 DC.

Estes pregadores nunca falaram, “eu sou evangélico” ou “Eu sou católico”. Muitos outros ainda, como por exemplo, Ignácio, que séculos depois seria canonizado e as pessoas o tratam de santo. Ele viveu no ano 110 DC. Ignácio nunca teve eu esteve ligado a uma denominação religiosa.

Um outro chamado Irineu, que mais tarde também foi canonizado, viveu no ano 180 da era cristã, nunca foi evangélico ou católico. Vicente, que depois seria chamado de São Vicente, viveu no ano 310 DC também nunca foi.

Houve um outro chamado Silvestre, que mais tarde foi canonizado para São Silvestre, e ele nunca denominado como membro de nenhuma denominação. Todas essas pessoas viveram nos primeiros 300 anos, quando não existia ainda nem a primeira denominação religiosa da história a Igreja Católica Apostólica Romana.

Porém quando chegou ao ano 304 DC muitos bispos começaram a se reunir e a desviarem-se do que orientava o evangelho.

E estes desvios desembocaram numa grande reunião que deu origem a Igreja Católica Apostólica Romana, que verdadeiramente não estava lá desde o tempo de Jesus.

Assim a primeira igreja instituída e diga-se de passagem pelo Imperio Romano (Imperador Constantino) a igreja católica, vai surgir muitos séculos depois e vem a ser um desvio do cristianismo. Assim como muita gente pensa que a Reforma de Lutero foi um desvio do cristianismo; isso também é engano. A Reforma de Lutero foi um desvio do catolicismo voltando-se um pouco mais ao cristianismo, porém permeada ainda de muito dogmas de sua instituição mãe, a própria igreja católica.

Analisando algumas datas poderemos acompanhar o desvio e como surgiram as instituições eclesiásticas conforme conhecemos nos dias de hoje.

No ano 304 da era cristã alguns bispos queriam ser chamados de Papa e haviam muitos Papas. Exatamente como acontece hoje. Atualmente você vê que os homens de Deus não se contentam em ser chamados de Evangelistas, Pastores e Missionários; eles querem ser chamados de Apóstolos, Bispos e Arcebispos. Tem gente se auto-ungindo Apóstolo.

Então, no ano 304 DC muitos evangelistas, já em processo de vesdio do cristianismo, começaram a pedir o povo que o tratassem por Papa. Um queria ser mais importante que o outro. Havia vários Papas. Está aí o desvio, porque Jesus disse: “A ninguém chameis pai, porque um só é o vosso Pai que está no céu”.

No ano 310 DC começaram as rezas pelos mortos. Não existe oração pelos mortos na Bíblia Sagrada. Mas esses Papas instituiram rezas para os mortos. No ano 320 da nossa era começaram a usar velas nas igrejas. Mas para quê uma igreja cristã vai acender vela, se nós temos a luz do mundo, que é Jesus Cristo?

No ano 325 DC o imperador romano chamado Constantino se converteu e construiu uma igreja num bairro nobre de Roma chamada Igreja do Salvador. Ele, então, começou a prestigiar o cristianismo.

Mas na verdade ao construir aquela igreja em Roma, num bairro nobre chamado Vaticanus, Constantino despertou a cobiça daqueles bispos que queriam ser Papa. Eles começaram a construir palácios em volta da Igreja do Salvador e foi assim que surgiu o Vaticano, com vários Papas em volta da Igreja do Salvador.

No ano 381 DC esses Papas dão o nome de Igreja Católica. Foi o imperador romano chamado Teodósio, que fez uma convocação. Então, surgiu esta denominação. Acabou se tornando uma igreja diferente da igreja cristã, porque começa fazendo coisas que não estavam em equilíbrio com o que preconizava o cristianismo. A igreja católica surgiu, praticamente, 400 anos depois de Cristo.

Defender a igreja católica como se fosse a igreja original é um erro, ela foi SIM a primeira instituição eclesiástica organizada, mas isso é muito distante da idéia de que é a original.

No ano de 394 DC a igreja católica elimina o culto cristão e institui a missa agregando aos ritual conceitos próximos aos dos cultos judaicos , ou seja, um ritual próprio e não mais um culto do Espírito de Deus, não mais uma reunião onde o Espírito de Deus tinha liberdade.

O batismo dos bebes começou no ano 416 da era cristã; uma prática que não existe no evangelho, e que Jesus nunca mandou fazer. E por que eles fizeram? E quando inventaram esse tipo de batismo, inventaram também o Limbo. Tudo para com a opressão e o medo de não ter a salvação obrigarem as pessoas a aderirem a nova religião institucionalizada.

Então, quando nascia uma criança, o sacerdote determinava que necessitava batizar, senão não estava em Cristo e era pagão. E se morrer pagão, o bebe vai para o Limbo(devemos lembra que o índice de mortalidade de recém nascidos era muito grande).

Os pais ficavam apavorados, porque criam que se o filho morresse sem ser batizado iria para o Limbo. E os padres dizem que o Limbo é um lugar deserto, sem nada, que não é o inferno, mas também não é o céu. Um lugar onde a alma fica perdida. E os pais amedrontados não queriam que seus filhos fossem para o Limbo. Aí eles iam correndo e batizavam os filhos, coisa que Jesus nunca mandou.

Então, a pessoa crescia e dizia que era católica, já que sue ingresso religioso se dava ainda no colo de seus pais naquela religião.

Porém, não foi ela quem decidiu ou creu. Será que tem sentido essa palavra de que se o bebe morrer sem ser batizado ele vai para o Limbo? Vejamos:

Um dia as crianças rodeavam o Senhor Jesus e o abraçavam pelas pernas, sentaram no seu colo e os apóstolos ficaram nervosos e diziam, “Estas crianças estão atrapalhando. Criançada, sai daí”. Então, o Senhor Jesus disse, “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais de virem até a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus”.

Assim a Criança, ela não vai para o Limbo, pois segundo as palavras do próprio JESUS, ela já está salva, porque dela já é do Reino dos Céus. Assim os homens impiedosos que estruturavam uma religião, inventaram mentiras e mais mentiras para oprimir e seduzir o povo, para que as pessoas ficassem atemorizadas.

No ano 431 DC a Igreja Católica Apostólica Romana instituiu o culto à Maria, mãe de Jesus.

Note que antes disso, nunca ninguém fez uma oração para Maria. Não havia a oração Ave Maria. E quando o anjo saudou Maria, ele não disse, “Ave, Maria”. O anjo falou, “Salve, Maria”. Ave era uma saudação romana, “Ave, César”.

Por que a igreja instituiu isso? Provavelmente depois do projeto em que se apropriavam das crianças como membros, agora eles queriam as mães das crianças. Eles queriam as mulheres e para fazerem algo “simpático” às mulheres que eram extremamente oprimidas pelos homens (sociedade), então, eles instituiram a adoração à Maria.

Seguindo os fatos históricos, nós vemos que no ano 503 DC a igreja inventa o Purgatório. Não existia e nem se falava no Purgatório antes. E qual era a intenção de se criar esse Purgatório? Arrecadação financeira. cultos em favor dos mortos. Até hoje esta prática é extremamente usual e comum.

No ano 787 DC começaram os cultos com imagens. Até este ano não existiam ídolos em igreja alguma, pelos menos nas que queria se denominar cristãs. Porque Deus fala claramente na sua Palavra:

“Não façam imagem de escultura alguma semelhante ao que existe nos céus, ou na terra, ou debaixo da terra. Não te inclines diante dela, não as adores, porque Eu sou o Senhor, vosso Deus”.

Mas as igrejas criaram imagens de santos e principalmente imagens de Maria. Por que eles fizeram isso? Para concorrer ou mesmo buscar membros oriundos dos templos pagãos. Os pagãos, especialmente os gregos, tinham várias imagens e diziam que eram deuses do Olimpo.

Assim a igreja romana, criou a adoração de imagens e colocaram santos, imagens, dentro das igrejas. Deve-se ter atenção que esta igreja era ligada ao Império Romano que não tinha o menos compromisso espiritual com a humanidade mas assim com seus constantes planos de dominação e ampliação de fronteiras.

No ano 830 DC a Igreja Romana começa a usar ramos e água benta dentro da igreja. Podemos perceber que conforme o tempo foi passando, a igreja foi se afastando cada vez mais do cristianismo.

No ano 933 DC eles começaram a instituir santos. Foi aí que Ignácio virou Santo Ignácio, que Irineu virou Santo Irineu, foi aí que Vicente virou São Vicente, foi aí que Silvestre virou São Silvestre.

No ano 1184 houve a inquisição através do Concílio de Verona. Eles diziam que as pessoas tinham que se converter, e esta conversão era seguir de olhos fechados os preceitos e dogmas instituídos pela instituição eclesiástica dita oficial.

Esse foi o período negro da Igreja. Os sacerdotes da época passaram a ter, direitos e poder sobre a vida das pessoas. Se eles apenas desconfiassem que alguém era contra a doutrina vigente, eles simplesmente matavam esse alguém, sob a pena de bruxaria e heresia.

O impressionante é que geralmente estes atos era cometidos especialmente contra os judeus e contra os próprios cristãos que não aceitavam o modelo vigente. A igreja institui a inquisição para eliminar a oposição.

Um padre, por exemplo, que desejasse destruir alguém, simplesmente o acusava de bruxaria e o torturava até confessar. E todos sabem que debaixo de tortura a pessoa confessa qualquer coisa. Às vezes, eles sequer torturavam.

Está nos livros de história, existia uma prática hedionda para identificação e punição de bruxas e hereges, eles pegavam a vítima, colocavam dentro de um saco e amarravam. Depois os padres iam até o rio, jogavam o saco dentro do rio para fazer o teste para saber se ela era bruxa ou não. Se o saco afundasse, ela não era bruxa. Agora, se o saco flutuasse estava provado o poder de bruxaria que ela tinha. Então, tinha que ser morta. Mas percebe-se que de um jeito ou de outro a pessoa morria? Porque se o saco afundasse, ela morreria afogada. Se flutuasse, eles a matavam. Isso parece brincadeira ou piada mas aconteceu de verdade.

Assim devemos ter muito cuidado quando falamos, “santa igreja”, pois Santa Igreja cometeu crimes bárbaros, inclusive no Brasil. Vamos continuar a leitura sobre a progressão do desvio da igreja, do cristianismo.



No ano de 1190 começou a venda de perdão. Em troca de dinheiro, vendia-se diploma de perdão. Foi contra este tipo de coisa, que duraram uns 400 anos, que Martinho Lutero se rebelou. Porque durante cerca de 400 anos a igreja vendeu salvação para quem podia pagar.

Em 1200 eles tiraram a Ceia e passaram a fazer a hóstia e proibiram o povo de participar do vinho. Totalmente fora do contexto bíblico, porque Jesus disse,

“Quem não comer a minha carne e não beber o meu sangue não tem parte comigo”. Na noite em que Jesus foi traído, Ele pegou o pão, partiu e disse, “Tomais e comeis. Este é o meu corpo que é partido por vós”.

Depois ele pegou o cálice com vinho e disse,

“Tomais e bebeis. Este cálice é o novo testamento do meu sangue, que é dado por remissão de vós”.

Então, não é possível participar do corpo de Cristo sem o vinho. Mas a igreja passou a dar somente hóstias.

No ano de 1476 o Papa Cisto IV colocou no papel que o purgatório existia, vale lembrar que o atual Papa Bento VI, redigiu um documento contradizendo isso e hoje para a o Vaticano o advento do purgatório é coisa do passado.

No ano de 1546 introduziram livros apócrifos na Bíblia.

No ano de 1846 o Papa Pio IX disse que a leitura da Bíblia é uma peste. Esse homem foi Papa entre 1846 e 1874 e chamava-se Pio IX.

Em 1864 ele voltou a reafirmar isso.

No ano de 1854 a Igreja Romana formalizou o dogma de 1476 da Imaculada Conceição.

No ano de 1870 o Papa pôs uma coroa na cabeça e falou, “Eu sou infalível”. Ele é tão falivel, que falou, “O que eu digo é infalível”. Mas naquela época, quem é que lia a Bíblia?

No ano de 1950 o Papa Pio XII declarou através de um documento, segundo a sua “infalibilidade papal”, que Maria subiu ao céu. Isso só foi instituido pela igreja católica no ano de 1950. Preste atenção porque isso é muito recente.

Declararam que a Maria subiu ao céu e está lá intercedendo por nós, “agora e na hora de nossa morte”. Colocaram a Maria como intermediária, dizendo, “Para chegar a Jesus tem que ser através da Maria”. Isso foi oficializado.

A vida (morte) depois disso tudo ficou complicada demais. Para ser salvo tem que passar pelo padre, pelo bispo, depois pelo cardeal, pelo Papa, por centenas de santos até chegar à Maria. Ou melhor, antes de chegar à Maria ele tem que ir a São Pedro e dizer, “Abre a porta para mim”. Aí São Pedro fala, “Não, ainda não. Vai para o purgatório antes”.

Pobres daqueles que acreditam nisso de bom coração achando que o nosso Senhor é ISSO que os homens criaram em torno dele...

Mas graças a Deus, para nós o caminho da salvação é muito curto e simples como Jesus.

É só receber Jesus Cristo como o único salvador. Ele disse mais ou menos assim:

“Quem crer em mim será salvo. Eu sou o caminho a verdade e a vida. E ninguém vem ao Pai a não ser por Mim”.