Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens...[1 Coríntios 1:23]

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Papo de Barbearia

Sempre que somos confrontados sobre a existencia de Deus por alguém que seja "ateu convicto" dar uma sensação estranha de que o nosso interlocutor está ouvindo o que falamos nas dentro da cabeça dele ele está pensando em como foi a última festinha na casa do Big Brother, não é verdade ?


Mas a cultura popular gera pérolas que podemos lançar mão como parabolas de luz na vida destes irmãos...

Um homem muito cristão chamado Alvaro, trocava ideias filosofo-religiosas com seu barbeiro o Sr. Amaro, enquanto este, "desbastava as saliencias capilares que abrangiam sua caixa craniana" (rs...).
Em dado momento Amaro decreta:
- Quer saber ??? Deus não existe e ponto final...
E o outro insistiu:
- Mas porque esta descrença ?
E Amaro filosófa:
- Se existisse, as pessoas não morreriam de fome, não haveriam depressões, tragedias humanas etantas outras coisas que vemos todos os dias nos telejornais...

O senhor que não quis gerar polêmicas desnecessárias mudou o rumo da prosa e seguiu falando de outras coisas.
O ótimo serviço do barbeiro terminou com a clássica frase de barbeiros:
- E então ??? Ficou bom ??? Gostou ???
O Sr. Alvaro respondeu-lhe positivamente, pagou pelo serviço, deixando aquela generosa gordurinha do troco a que chamamos de gorjeta e saiu da barbearia ainda pensativo.

Uns 10 passos a frente do estabelecimento se deparou com aquele famoso "mendigão" muito comum nos bairros do suburbio carioca.
Aquele cara, que todo mundo conhece e ajuda e praticamente, e malandramente faz residencia em algum cantinho com sombra ali perto da padaria ou de um mercadinho.
Ao ver aquele homem, o senhor percebeu que ele estava com o cabelo enorme e uma barba que praticamente escondia todas as suas feições e pescoço.

Neste momento voltou a barbearia e lançou a sentença ao profissional da tesoura:
- Amaro !!! Barbeiros não existem !!! B-a-r-b-e-i-r-o-s não existem !!!
O coiffeur meio assustado, meio atonito responde:
- Que isso "Seu" Vivinho, está doido ? então não acabei de cortar seu cabelo ??? Existem eu eu sou a prova viva e capilar disso !!!!
Respondeu rindo da inisitada situação.
O Sr. Alvaro do alto de sua sabedoria retruca:
- Se barbeiro existissem, o Ventania (era o nome carinhoso que davam ao homem, por conta se sua quase abtual embriagues) não estaria com o cabelo chegando quase a altura do seu peitoral e sua barba não cobriria todo seu rosto e pescoso !!!!
Amaro sorrindo responde:
- Mas ele está neste estado porque não procura um berbeiro, eu mesmo insisto em chama-lo para dar uma geral, mas ele nunca me escuta, quando ele vier a mim, ficará novinho em folha, uma belesura !!!!
Após uma pausa, uma respiração funda e um sorriso fraterno o Sr. Alvaro responde ao Barbeiro:
Então... Assim também é Deus para com os homens... 

Um comentário:

  1. é isso ai beleza , é isso que chamamos de livre arbitrio , aliás foi Deus quem deu.

    ResponderExcluir